terça-feira, 18 de setembro de 2012

Guia Rápido de Palavras, Expressões e Frases Romenas

Este é um pequeno "guia" contendo diversas palavras comuns, expressões idiomáticas e frases do idioma romeno. Aqui pretendo ao longo do tempo organizar uma lista de palavras, expressões comuns e frases que os romenos costumam falar no dia-a-dia, como se fosse um pequeno dicionário. Para facilitar a sua vida, os verbos serão conjugados nos tempos e modos mais usados, e os substantivos declinados nos casos mais comuns.

Mas fiquem atentos: essa lista será atualizada ao longo do tempo, e pouco a pouco irá aumentando, pois estarei gradualmente adicionando conteúdo por aqui, então mesmo que esse "guia" esteja pequeno agora, futuramente você poderá consultar dezenas ou centenas de expressões nesta página, e se for o caso, compilarei tudo em um documento que poderá ser baixado e impresso caso queiram. Sintam-se livre também para sugerir correções ou novas expressões/frases comuns que vocês conheçam. Espero que isso lhes seja útil!




Verbos Comuns


Abreviações:
PR = Presente do indicativo (eu sou, tu és, ele é, etc)
PA = Passado do indicativo na forma mais comum (eu fui, tu foste, ele foi, etc)
FU = Futuro na forma mais comum (eu serei, tu serás, ele será, etc)
CO = Presente do optativo-condicional (eu seria, tu serias, ele seria, etc)

A fi = Ser ou estar
PR: Eu sunt, tu ești, el/ea este, noi suntem, voi sunteți, ei/ele sunt
PA: Eu am fost, tu ai fost, el/ea a fost, noi am fost, voi ați fost, ei/ele au fost
FU: Eu o să fiu, tu ai să fii, el/ea o să fie, noi o să fim, voi o să fiți, ei/ele o să fie
CO: Eu aș fi, tu ai fi, el/ea ar fi, noi am fi, voi ați fi, ei/ele ar fi

A avea = Ter
PR: Eu am, tu ai, el/ea are, noi am, voi aveți, ei/ele au
PA: Eu am avut, tu ai avut, el/ea a avut, noi am avut, voi ați avut, ei/ele au avut
FU: Eu o să am, tu o să ai, el/ea o să aiba, noi o să avem, voi o să aveți, ei/ele o să aiba
CO: Eu aș avea, tu ai avea, el/ea ar avea, noi am avea, voi ați avea, ei/ele ar avea

A făcea = Fazer
PR: Eu făc, tu făci, el/ea face, noi făcem, voi făceți, ei/ele făc
PA: Eu am făcut, tu ai făcut, el/ea a făcut, noi am făcut, voi ați făcut, ei/ele au făcut
FU: Eu o să făc, tu o să faci, el/ea o să făcă, noi o să făcem, voi o să făceți, ei/ele o să făcă
CO: Eu aș face, tu ai face, el/ea ar face, noi am face, voi ați face, ei/ele ar face

A merge = Ir (primeira forma)
PR: Eu merg, tu mergi, el/ea merge, noi mergem, voi mergeți, ei/ele merg
PA: Eu am mers, tu ai mers, el/ea a mers, noi am mers, voi ați mers, ei/ele au mers
FU: Eu o să merg, tu o să mergi, el/ea o să meargă, noi o să mergem, voi o să mergeți, ei/ele o să meargă
CO: Eu aș merge, tu ai merge, el/ea ar merge, noi am merge, voi ați merge, ei/ele ar merge

A se duce = Ir (segunda forma)
PR: Eu mă duc, tu te duci, el/ea se duce, noi ne ducem, voi vă duceți, ei/ele se duc
PA: Eu m-am dus, tu te-ai dus, el/ea s-a dus, noi ne-am dus, voi v-ați dus, ei/ele s-au duc
FU: Eu o să mă duc, tu o să te duci, el/ea o să se ducă, noi o să ne ducem, voi o să vă duceți, ei/ele o să se ducă
CO: Eu m-aș duce, tu te-ai duce, el/ea s-ar duce, noi ne-am duce, voi v-ați duce, ei/ele s-ar duce

A vedea = Ver
PR: Eu văd, tu vezi, el/ea vede, noi vedem, voi vedeți, ei/ele văd
PA: Eu am văzut, tu ai văzut, el/ea a văzut, noi am văzut, voi ați văzut, ei/ele au văzut
FU: Eu o să văd, tu o să vezi, el/ea o să vădă, noi o să vedem, voi o să vedeți, ei/ele o să vădă
CO: Eu aș vedea, tu ai vedea, el/ea ar vedea, noi am vedea, voi ați vedea, ei/ele ar vedea

A zice = Dizer (primeira forma)
PR: Eu zic, tu zici, el/ea zice, noi zicem, voi ziceți, ei/ele zic
PA: Eu am zis, tu ai zis, el/ea a zis, noi am zis, voi ați zis, ei/ele au zis
FU: Eu o să zic, tu o să zici, el/ea o să zică, noi o să zicem, voi o să ziceți, ei/ele o să zică
CO: Eu aș zice, tu ai zice, el/ea ar zice, noi am zice, voi ați zice, ei/ele ar zice

A spune = Dizer (segunda forma)
PR: Eu spun, tu spui, el/ea spune, noi spunem, voi spuneți, ei/ele spun
PA: Eu am spus, tu ai spus, el/ea a spus, noi am spus, voi ați spus, ei/ele au spus
FU: Eu o să spun, tu o să spui, el/ea o să spună, noi o să spunem, voi o să spuneți, ei/ele o să spună
CO: Eu aș spune, tu ai spune, el/ea ar spune, noi am spune, voi ați spune, ei/ele ar spune

A se uita = Olhar ou assistir
PR: Eu mă uit, tu te uiți, el/ea se uită, noi ne uităm, voi vă uitați, ei/ele se uită
PA: Eu m-am uitat, tu te-ai uitat, el/ea s-a uitat, noi ne-am uitat, voi v-ați uitat, ei/ele s-au uitat
FU: Eu o să mă uit, tu o să te uiți, el/ea o să se uite, noi o să ne uităm, voi o să vă uitați, ei/ele o să se uite
CO: Eu m-aș uita, tu te-ai uita, el/ea s-ar uita, noi ne-am uita, voi v-ați uita, ei/ele s-ar uita

A lucra = Trabalhar
PR: Eu lucrez, tu lucrezi, el/ea lucrează, noi lucrăm, voi lucrați, ei/ele lucrează
PA: Eu am lucrat, tu ai lucrat, el/ea a lucrat, noi am lucrat, voi ați lucrat, ei/ele au lucrat
FU: Eu o să lucrez, tu o să lucrezi, el/ea o să lucreze, noi o să lucrăm, voi o să lucrați, ei/ele o să lucreze
CO: Eu aș lucra, tu ai lucra, el/ea ar lucra, noi am lucra, voi ați lucra, ei/ele ar lucra

A dormi = Dormir
PR: Eu dorm, tu dormi, el/ea doarme, noi dormim, voi dormiți, ei/ele doarme
PA: Eu am dormit, tu ai dormit, el/ea a dormit, noi am dormit, voi ați dormit, ei/ele au dormit
FU: Eu o să dorm, tu o să dormi, el/ea o să doarmă, noi o să dormim, voi o să dormiți, ei/ele o să doarmă
CO: Eu aș dormi, tu ai dormi, el/ea ar dormi, noi am dormi, voi ați dormi, ei/ele ar dormi

A trece = Passar
PR: Eu trec, tu treci, el/ea trece, noi trecem, voi treceți, ei/ele trece
PA: Eu am trecut, tu ai trecut, ei/ele a trecut, noi am trecut, voi ați trecut, ei/ele au trecut
FU: Eu o să trec, tu o să treci, ei/ele o să treacă, noi o să trecem, voi o să treceți, ei/ele o să treacă
CO: Eu aș trece, tu ai trece, ei/ele ar trece, noi am trece, voi ați trece, ei/ele ar trece


Mais verbos comuns em breve, volte sempre!





Substantivos Comuns


Numerais

0 = Zero
1 = Un
2 = Doi
3 = Trei
4 = Patru
5 = Cinci
6 = Șase
7 = Șapte
8 = Opt
9 = Noua
10 = Zece
11 = Unsprezece (unșpe)
12 = Doisprezece (doișpe)
13 = Treisprezece (treișpe)
14 = Paisprezece (paișpe)
15 = Cincisprezece (cinșpe)
16 = Șaisprezece (șaișpe)
17 = Șaptesprezece (șaptișpe)
18 = Optsprezece (optișpe)
19 = Nouasprezece (nouașpe)
20 = Douazeci
21 = Douazeci și unu
22 = Douazeci și doi
23 = Douazeci și trei
30 = Treizeci
40 = Patruzeci
50 = Cinzeci
60 = Șaizeci
70 = Șaptezeci
80 = Obzeci
90 = Nouazeci
100 = O sută
200 = Două sută
1 000 = O mie
2 000 = Două mii
10 000 = Zece mii
100 000 = O sută mii
1 000 000 = O milioane

Cores

Branco = Alb
Preto = Negru
Vermelho = Roșu
Verde = Verde
Azul = Albăstru
Amarelo = Gălben
Roxo = Violet
Rosa = Roz
Laranja = Portocaliu
Cinza = Gri, cenușiu
Azul claro = Albăstru deschis
Azul escuro = Albăstru închis

Família e Pessoas

Mãe = Mama
Pai = Tata
Filho = Fiu
Filha = Fiică
Irmão = Frate
Irmã = Sora
Tio = Unchiu
Tia = Mătușa
Sobrinho = Nepot
Sobrinha = Nepoată
Primo = Văr
Prima = Vără
Avô = Bunic
Avó = Bunică
Marido = Soț
Esposa = Soție, nevastă
Noivo = Mire, logodnic
Noiva = Mireasă, logodnică
Sogra = Soacră
Sogro = Socru
Cunhado = Cumnat
Cunhada = Cumnată
Amigo = Prieten
Amiga = Prietenă
Inimigo = Dușman, inamic

Natureza

Céu = Cer
Sol = Soare
Lua = Lună
Nuvem = Nor
Montanha = Munte
Água = Apă
Rio = Râu
Mar = Mare
Praia = Plaja
Floresta = Pădure
Árvore = Copac
Pedra = Piatră
Areia = Nisip
Deserto = Deșert, pustiu
Chuva = Ploaie
Neve = Zăpadă
Vento = Vânt
Trovão = Trăsnet
Relâmpago = Fulger
Tempestade = Furtună
Furacão = Uragan
Terremoto = Cutremur

Sentimentos e Sensações

Amor = Iubire
Ódio = Ură
Paixão = Pasiune
Calor = Caldură
Frio = Frig
Medo = Frică
Felicidade = Fericire

Comida

Arroz = Orez
Feijão = Fasole
Carne = Carne

Partes de uma Casa

Casa = Casă
Sala = Cameră de zi
Quarto = Dormitor
Banheiro = Baie

Utensílios Domésticos

Garfo = Furculița
Faca = Cuțit
Colher = Lingură
Prato = Farfurie
Copo = Pahar
Panela = Oală
Xícara = Ceașcă
Garrafa = Sticlă
Jarro, Pote = Borcan
Vasilha = Bol
Fósforo = Chibrit
Isqueiro = Brichetă

Ferramentas

Tesoura = Foarfece
Martelo = Ciocan

Vestimenta

Camisa = Camașa
Calças = Pantaloni
Sapato = Pantof

Animais

Cão = Câine
Gato = Pisică

Fantasia e Coisas Sobrenaturais

Dragão = Balaur
Fantasma = Fantomă
Lobisomem = Vârcolac
Bruxa = Vrăjitoare
Vampiro = Vampir


Mais substantivos comuns em breve, volte sempre!





Expressões e Frases Comuns


Aguarde, guia em construção...




6 comentários:

  1. O verbo 'ser' no futuro do presente, na 2ª pessoa, é mesmo 'tu ai să fii' ?

    ResponderExcluir
  2. No romeno existem três formas de expressar futuro. A mais comum usa a partícula "o" seguida da forma subjuntiva do verbo, como em "tu o să fii". A outra forma comum é usar o verbo auxiliar "a avea" seguido da forma subjuntiva do verbo, como em "tu ai să fii", e a última forma, pouco comum, pois é considerada formal, utiliza o verbo auxiliar "a voi", como em "tu vei fi".

    "Tu ai să fii" é equivalente a "tu o să fii", mas usar a partícula "o" é a forma mais comum de todas.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!!!!
    Eu descobri o blog no mês de junho, e desde então venho acompanhando,tudo porque o meu amor é romeno,por isso amo a cultura romena e me interesso por tudo o que você escreve.Parabéns pela atitude.

    ResponderExcluir
  4. aqui so queria mencionar que o sobrinho em portugues e:
    filho do irmão

    em romeno sobrinho tambem e o filho do filho (neto)

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sou romena e aprecio muito o seu trabalho, até me sinto lisonjeada ao ver que se interessa tanto pela cultura romena. Desejo-lhe muita sorte e só queria fazer-lhe uma sugestão: verifique a grafia das palavras no DEX (http://dexonline.ro/) antes de passar a escrever, (às vezes troca o "a" pelo "ă": "albăstru" em vez de "albastru", por exemplo), e é pena aprender errado. De resto, já sabe muita coisa que nem a maior parte dos romenos sabem, continue assim! :)

    ResponderExcluir