domingo, 6 de junho de 2010

Dicionário Romeno-Português

Várias pessoas já me perguntaram onde encontrar dicionários do idioma romeno, e como aqui no sul onde eu moro não existem dicionários romeno-português em nenhuma livraria, eu acabo sempre indicando os dicionários inglês-romeno online.

Mas hoje um leitor me enviou um link para o site Estante Virtual onde existem alguns dicionários "reais" de romeno-português. Então, resolvi postar essa informação aqui para os leitores que também tiverem interesse. Me parece que o dicionário romeno-português do autor Victor Buescu, lançado em 1977 é o mais famoso. Reproduzindo a descrição do site: "O Dicionário de Romeno-Português representa uma abertura ao Leste no panorama editorial nacional, fornecendo uma perspectiva completa sobre a língua romena. Inclui mais de 36000 vocábulos". Pelo que ví também, os preços destes dicionários variam entre R$ 65,00 e R$ 107,00, e a maioria deles se encontra em livrarias de São Paulo. Visite o site para maiores informações.



Clique no link abaixo para vistar o site e procurar pelos dicionários:

Clique aqui para pesquisar no site!


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernando.
    Descobri seu blog no google.
    Eu gostaria de saber como você aprendeu a língua romena, foi em uma escola ou você fez isso sozinho?
    Eu comprei um dicionário e faço umas aulinhas num site (http://www.linguasnet.com/lessons/home_ro.html), mas sinto falta de algo mais.

    Aguardo sua resposta.
    Karoline Costa

    ResponderExcluir
  3. Olá, Karoline,

    Realmente quando estudamos por conta própria, sem ter um professor ou sem estar numa sala de aula, nos sentimos meio que "solitários", apesar de que é mais fácil pra algumas pessoas aprender com explicação do que tentar entender tudo sozinho.

    Eu nunca fiz aulas de idioma romeno. Apenas pesquisei e estudei. Caso queira saber mais detalhes de como foram os meus "primeiros passos" nesse mundo, dê uma lida na minha primeira postagem desse blog:

    Como comecei a estudar romeno:
    http://culturaromena.blogspot.com/2009/03/como-comecei-estudar-romeno.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando,
    descobri seu blog a algumas semanas , mas só agora decidi postar uma mensagem. Parabéns pelo blog, eu tenho um também, sobre música francesa. Sou prof de inglês e francês e descobri a cultura romena graças ao Drácula, a algum tempo atrás. Achei a cultura romena interessantíssima, aqui acola tento aprender romeno, mas é difícil, por vários fatores que vc jah conhece. Eu já adicionei o blog a meus favoritos espero que s visitas possam me incentivar.

    ResponderExcluir
  5. Buna ziua, dorim sa va facem o propunere comerciala! Daca sunteti interesat trimiteti un e-mail la office@falvorotarybids.ro

    ResponderExcluir
  6. Caros, na livraria cultura o dicionário custa R$ 88,00. Muito mais barato que usados na estante virtual. Tem um cara de Goiânia vendendo-o por R$ 107,00. Pode?

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito da roménia!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo pioneirismo e por estar desbravando a língua romena. Com certeza teu site está aproximando os povos de língua portuguesa e romena.
    Tenho uma dica de dicionário romeno-romeno, que é bom para quem tem um nível médio-avançado na língua, e serve também para aqueles raros casos onde as traduções dos outros dicionários não se encaixam no texto. O endereço é http://dexonline.ro

    ResponderExcluir