sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quer ir na Romênia? Não precisa obter visto.

Este post eu escrevi pra quem tem a intenção de fazer aquilo que eu por incrível que pareça ainda não fiz: ir conhecer a nossa querida Ronia pessoalmente.

Como eu ainda não tive essa oportunidade, eu não posso dizer com todos os detalhes como são os procedimentos, mas pelas informações que eu "colhí" por aí, me parece muito simples conseguir ir pra lá.

Segundo o Consulado Honorário da Romênia em Curitiba/PR, não é mais necessário ter o visto no passaporte para ir a Romênia se a intenção é apenas o turismo, mas a duração da estadia deve ser de no máximo até 90 dias. Para permanência acima de 90 dias, os brasileiros ainda precisam de visto. Para obtê-lo é necessário apresentar o passaporte válido para mais de 6 meses e pagar uma taxa de R$ 150,00. Além disso, é necessário preencher duas vias do formulário de requisição de visto (disponível para download na página do consulado, veja os links abaixo) e duas fotos 3x4 recentes.

Viu como é bom ser apaixonado por um país tão amigável como a Romênia? Pelo menos lá eles não inventam moda pra barrar os brasileiros à troco de nada, como costuma fazer a Espanha (chatos) e os Estados Unidos (chatos também; eu ia dizer Estados Unidos da América, mas você conhece outros Estados Unidos que não sejam da América? Nunca entendi...)

Mas enfim, como não precisa de visto se for ficar por até 90 dias (quase 3 meses, coisa boa), se você quer ir conhecer a Romênia bem de perto, tem tempo e alguns dólares sobrando (o que definitivamente não é o meu caso), é só ir comprar as passagens e ir. Ah, e depois quando você voltar (se você voltar), não esquece de me contar se puder :P

Consulado Geral da Romênia no Rio de Janeiro, RJ
http://www.cons-gen-romania-rio.com/

Consulado Honorário da Romênia em Curitiba, PR
http://www.consuladoromenia.com.br/index.php

Ministerul Afacerilor Externe
http://www.mae.ro/

Aiai... quando será que vai ser a minha vez?

51 comentários:

  1. CARAAA NÃO ACREDITO QUE ENCONTREI UM BLOG SOBRE CULTURA ROMENA..
    MEU TU MANJA DO IDIOMA
    TOU TENTANDO APRENDER.
    QURO IR PRA LAH ALGUM DIA..
    O MAIS BREVE POSSIVEL.
    ABRAÇO

    MARCOS

    www.bio-m.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Uma nova informação, existe sim outro pais chamado Estados Unidos... Estados Unidos Mexicanos, apesar de ser conhecido como México apenas, mas o nome oficial é Estados Unidos Mexicanos.

    Vou ver se consigo ir pra Romênia em breve, bom saber que não preciso de visto! =)

    ResponderExcluir
  3. E um povo bem amigavel e acolhedor sim, mesmo que haja tambem pessoas mal educadas (assim como no brasil)

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho!!!
    Ainda vou encontrar meu amor lah! :))
    Ah, lógico que adorei o blog! Mas vê se não o abandona, ta?
    Vlw, bjs.

    ResponderExcluir
  5. É um dos meus maiores sonhos, também :P

    Obrigado pelo elogio ao blog, não vou abandoná-lo não :)

    Pe curând!

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MEU AMIGO PELAS INFORMACOES.
    IREI AGENDAR PARA O FINAL DE MARCO
    PARABENS PELA INICIATIVA
    ABRACOS ADILSON HENRIQUE

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu sou romena. Meu nome e Ana.
    E bom saber que os brasileiros gostam da Romenia.
    Os melhoreS sitios da Romenia onde se encontra historia e cultura e na parte de nord.
    As montanhas e os palacios são maravilhosos!

    Desculpa o meu brasileiro- portuguese, ainda estou a aprender:).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta digitando muito bem....

      Excluir
    2. Oi Ana, eu gostaria de saber se existe uma boa demanda para professores de Inglês e Português na Romenia.

      Obrigado!

      Excluir
    3. Ana,

      Podemos conversar sobre a Romênia?

      Excluir
    4. Olá Ana gostaria de entrar em contato com vc .jalkapallo10@hotmail.com

      Excluir
  8. adorei as informacoes!!!meu noivo e romeno e quero saber tudo sobre a cultura e costumes do pais dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. moçaa!! por favor!! entre em contato comigo se vc for a Gabi!! Te rog!@ please!!

      Excluir
    2. Te rog!! por favor!! please!! sil vous plait! Onegai shimasu!! Bitte schon!
      Me chamo mireu. de curitba.
      Meu e-mail é mireu.and.u@gmail.com
      Vc tem um noivo romeno, né? preciso muito saber como são os tramites pra casar ou pelo menos um contrato de uniao estável com a minha namorada romena!
      Por favor, não tenho mais ninguem pra perguntar além de vc. ficaria muito grato mesmo se pudesse me ajudar.

      GRato

      mireu Simoes

      Excluir
    3. Vc precisa de certidão de nascimento e celibato no consulado do Brasil para legalização

      Excluir
    4. Vc precisa de certidão de nascimento e celibato legalizado no consolado do Brasil da Romênia

      Excluir
  9. ola galera ? faz mais de um ano que eu conhece uma romana lindaaaa... primeiro eramos so amigos mas agora estamos completamente apaixonados. passamos horas e horas na frente do PC.
    ela quer vim morar comigo ! ja programamos isso 2 vezes mas nao deu certo, mas no mais tarda ela vai esta aqui em março se Deus quizer ! as passagens para a romenia nao sao tao caras como eu pensei...

    ResponderExcluir
  10. Romenia estudar e trabalhar
    Estou pleiteando cidadania romena, parte de minha familia são romenos. Desejo fazer um tour por uma temporada, conhecer mais da cultura, lingua, que já estou estudando, e seria bom estar em contato com alguém que fale, more ou queria viajar para lá até final do ano. Estou nme organizando para fazer estaá viagem de auto conhecimento e busca de minhas raízes.
    msn/skype e email: luizfborges@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Como é o tempo (clima) na Romênia (Timiosara) no mês de Maio?
    É primavera. Mas esta é uma estação meio louca, na Europa.
    Falam muito de inundações.
    Não gostaria de ser vítima duma catástrofe desta ordem. Por isto estou pesquisando. Frio não é problema, mas enchente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola . eu sou de aquela zona mas vivo em portugal . em maio o clima naquela parte de romenia ( timisoara ) e muito bom e quase verao , pode chover mas isso e normal , nao te preocupas com as inundacoes , podes ir descansado/a ..:)

      Excluir
  12. Meu não tenho nenhuma informação de como é a formação na romenia por favor quem tiver algum conhecimento emvia me so a informação para este email: bruniva.mendes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Onde posso fazer um curso da lingua romena ?

    ResponderExcluir
  14. ola sou romeno e vivo em portugal! a minha namorada e brasileira...
    em relação a formação na Romenia..posso dizer que e muito mais puxada que em qualquer outro pais..eu vim pa portugal e fui estudar no 9º ano.. e a materia que foi dada no 9º ano em portugal eu ja tinha dado no setimo na Romenia!

    ResponderExcluir
  15. Amanhã estarei indo para Cluj-Napoca. Agora estou em Munich, Alemanha. Vamos ver se entro facil lá... vlw

    ResponderExcluir
  16. Olá Fernando. Que tal, conseguir ir à Romênia? Cara, eu vou em janeiro de 2013 e pode ter certeza que vou dar detalhes aqui no seu blog. A minha esperança é de encontrar a minha "tampa da panela" por lá. Será que rola? Vc conhece alguém que conseguiu isso? Abs

    ResponderExcluir
  17. Oi, sou brasileira e estou na Romenia,, adoro as pessoas aqui, são muito acolhedoras e simpaticas, e de muito carisma o povo romeno. Acho aqui as pessoas muito parecidas com o brasileiro, pois o resto do europeu é muito frio de coração,, afinal romenos e também brasileiros são latinos!! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem. Estou querendo ir à Roménia em julho de 2015. Vc me ajudaria aí. Falo no sentido de me ajudar a me locomover. Quero conhecer uma pessoa aí .
      Thomaz.Maximiano@hotmail.com

      Excluir
  18. Algum brasileiro, ou estrangeiro que não seja romeno, e mora na Romenia, poderia dar me informações de como é viver no país. para trabalhar, passeios, e amizades, como é ?
    intercâmbio para a Romênia para aprender o idioma, seria bom neste caso ?
    quais áreas p/ trabalhar são boas na Romenia ?
    email : Guilhermesblink182@hotmail.com

    ne mai vedem!

    ResponderExcluir
  19. Oi pessoal....sou casado com uma romena!!! E posso dizer que as pessoas romenas sao muito legaiss e tem um grande coracao !!! Abracossss

    ResponderExcluir
  20. E UM PAIS LINDO. MOREI LA POR UM ANO E EM BREVE REGRESSAREI. ADOREI!!

    ResponderExcluir
  21. OLA!!SOU CASADA COM UM ROMENO, VIVI NA ROMENIA POR 1 ANO, EM BREVE ESTAREI DE VOLTA, E UM PAIS LINDO COM PESSOAS MARAVILHOSAS!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Pessoal,
    Meu nome é Ana, sou brasileira e estou vindo morar na Romenia.
    Cheguei aqui faz 1 semana e por enquanto estou adorando a cidade! Bucareste é uma cidade linda, realmente me surpreendi com tudo. A língua é bem complicada de entender por enquanto, mas todos falam (ou pelo menos arranham) inglês e espanhol!! Mesmo sendo início da primavera, hoje esta fazendo 33 graus e até agora não choveu nenhum dia!!!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana estou chegando ai dia 05/10/2013
      poxa podemos ser amigas ai kkkk ???

      Excluir
    2. Oi,Ana!
      Tudo bem?
      Eu gostaria de saber como são as faculdades Romenas,é muito difícil para entrar em uma?
      Tenho uma colega que faz pós em direito aí,mas ela não sabe mt bem como funciona a graduação,mas ela diz que os brasileiros tem bastante chance,porque as pessoas não procuram mt a Romenia para estudar,mas enfim,se você souber de algo por favor me responda!
      P.s:meu e-mail é:carolinemgomes@yahoo.com
      Bjs e obrigada =)

      Excluir
  23. fui casada com um romeno por oito anos, e realmente sao pessoas maravilhosas, apesar de bem frias para demonstrar sentimentos.. ele é de brashov mas atualmente mora na inglaterra, nossa relaçao durou oito anos onde temos uma filha em comun.... agora tenho muito interesse de irme de viagem para que minha filha possa conhecer os avós... uma otima reportagem.

    ResponderExcluir
  24. estou indo para romenia dia 31 agora, espero que seja tudo isso que dizem, será que ainda estará quente por la?, vou ficar 14 dias

    ResponderExcluir
  25. Eu sou roméno e vim ca atras de uma menina, atualmente vivo em Minas Gerais. Ha mais coisas em comun entre estes 2 paises do que voces imaginam! Eu diria para voces tentarem, lá ha de tudo, um clima melhor com calor no verão e muita neve no inverno, tem montanhas, mar...etc Ha mais segurança e mais "ordem", o pais é um pouco mais evoluido. O salario minimo é um pouco menor que o de ca mas o custo de vida é mais baixo e... a Buchareste não é o melhor lugar de lá. Tmb ha cada vez mais brasileiros que vivem lá - eu gosto de variedade!

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoal meu nome é Fernando e pretendo me mudar definitivamente para a ROMENIA no final de 2015,
    gostaria de trocar e-mails para aprender sobre os costumes e sobre o país ,e gostaria de saber sobre os brasileiros que vivem lá e estar antenado com a comunidade brasileira . meu e-mail athomiclover@ibest.com.br
    SKYPE : FERNANDO CS

    ResponderExcluir
  27. Olá me chamo Jessica e estou tentando ir morar na Romenia, porém nao sei do que necessito os sites das embaixadas e consulados parecem estar todos fora do ar.
    meu namorado é da Romenia e estou indo para ficar com ele.
    Por favor se alguem souber manda e-mail para: jessica_campelo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, voce consegui chegar em Romenia ?

      Excluir
  28. Obrigada pelas informações, querido! Nossa ajudou bastante! Espero que a essa altura você já tenha ido à Romênia!!!!! Estou procurando meios de aprender o idioma por conta própria também. Espero poder trocar mais informações contigo. Segue meu e-mail para contato thaisrodg@gmail.com
    Entre em contato, vou aguardar!
    ***como acabei de conhecer seu blog, não li tudo ainda, vou estudar suas postagens com calma!
    E obrigada!!!

    ResponderExcluir
  29. oláe chamo Nando , aqui em Bucarest é lindo !! Não quero mais voltar para o Brasil !! Sou casado com uma romena temos um filho !! Aqui tudo funciona !!
    Quem quiser entra em contato só enviar um email !!ferdinandfurtado55@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. oláe chamo Nando , aqui em Bucarest é lindo !! Não quero mais voltar para o Brasil !! Sou casado com uma romena temos um filho !! Aqui tudo funciona !!
    Quem quiser entra em contato só enviar um email !!ferdinandfurtado55@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olá dono do blog!
    Eu falo espanhol e italiano. Mas sempre tive vontade de aprender o idioma romeno. Também acho o país interessante, apesar que, muitos criticam a Romênia por ter muitas coisas ílicitas se comparando com os outros países mais desenvolvidos da Europa. Mas isso se deve a muitos fatores históricos. Na minha opinião, mesmo que lá tenha a parte negativa( como em qualquer lugar) não deixa de ter a sua beleza. Gostaria de dicas de sites em português que ajudem no aprendizado. Na internet, por exemplo, existe o site VERBLING, mas infelizmente não vejo nenhum grupo para praticar da língua romena.

    ResponderExcluir
  32. Olá meu nome é Tiago e tenho um grande interesse pela Romênia. Quem desejar entrar em contato. . tiagoguerra87@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. O brasil era conhecido como ESTADOS UNIDOS DO BRASIL .... existe tambem os estados árabes unidos

    ResponderExcluir
  34. Olá, tenho um namorado romeno e queria maiores informacoes sobre pagar pelo visto de 06 meses.
    Se alguém tiver uma dica ou algum contato para passar me procura
    Meu whatapps é 71.9931.03.733

    ResponderExcluir
  35. Olá, tenho um namorado romeno e queria maiores informacoes sobre pagar pelo visto de 06 meses.
    Se alguém tiver uma dica ou algum contato para passar me procura
    Meu whatapps é 71.9931.03.733

    ResponderExcluir
  36. Cara, eu estou me ajeitando para me mudar para lá, tenho amigos em Brasov, vou visitar e posterirormente ficar lá. Amo nossa Terra Romena!

    ResponderExcluir
  37. Olá, me chamo Heitor Balek, sou descendente de romeno, e quero tirar a cidadania romena, alguém ai já conseguiu? Por favor se alguem souber envie um e-mail para heitor_balek@hotmail.com, skype: heitor.balek

    ResponderExcluir