quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Coisa Básica 2 : Pronomes pessoais e o verbo "a fi"

O que seria de nós se não fossem os pronomes pessoais?

Sem eles você não poderia nem dizer que você é você, e nem eu poderia dizer que eu sou eu. Aliás, eu nem poderia estar escrevendo essa frase se eles não existissem! E como não poderia deixar de ser, o romeno também tem pronomes pessoais. Tem, e tem vários, um monte deles, de todos os tipos e se declinam em vários casos. Mas aqui eu vou mostrar os pronomes pessoais do caso nominativo (tipo o caso reto em português), que são os mais usados - até onde eu sei.

Além disso, vou mostrar também como conjugar no tempo presente do modo indicativo um pequeno verbo irregular que é provavelmente o mais usado em muitas línguas diferentes (pelo menos as que têm um verbo equivalente a esse) ao redor do mundo até onde eu sei - o verbo romeno "a fi", que significa "ser" ou "estar", dependendo do contexto.

Pronomes pessoais do caso nominativo (equivale ao caso reto em português):

  • Eu = eu
  • Tu = tu / você
  • El = ele
  • Ea = ela
  • Noi = nós
  • Voi = vós / vocês
  • Ei = eles
  • Ele = elas

Verbo "a fi" (ser/estar) conjugado no tempo presente do modo indicativo:

  • Eu sunt = eu sou
  • Tu eşti = tu és / você é
  • El/ea este = ele/ela é
  • Noi suntem = nós somos
  • Voi sunteţi = vós sois / vocês são
  • Ei/ele sunt = eles/elas são

Viu só como é fácil?

Observação: Ocasionalmente você pode encontrar as formas "sunt, suntem e sunteţi" escritas como "sînt, sîntem e sînteţi", respectivamente. Gramaticalmente não tem diferença nenhuma, mas ortograficamente tem diferença sim - só não me pergunte qual é, pois eu também não sei. Se alguém souber, me conta :P - Mas agora falando sério, me parece que as formas com a letra "u" (sunt, suntem, sunteţi) são as formas corretas, mas nunca parei pra pesquisar à fundo sobre isso. Quando leio textos na Internet em romeno, algumas vezes encontro "sunt", outras vezes encontro "sînt", e já encontrei até mesmo "sânt"! Algumas pessoas nem mesmo mantém uma ortografia consistente, ora escrevendo "sunt", ora escrevendo "sînt"... já viu a confusão, né? Bom, mas enfim, por convenção resolvi que eu escrevo somente as formas com "u" - sunt, suntem e sunteţi.

7 comentários:

  1. "sînt, sîntem e sînteţi" Com está grafia é uma antiga forma imposta os "romenos" durante o comunismo.

    ResponderExcluir
  2. As formas com U provavelmente são mais antigas, pois que são as mais parecidas com a forma do latim. Houve uma reforma ortográfica na Romênia em 1990, desde então, o que era grafado com î passou a ser com â. Como língua não é algo muito controlável, essas 3 formas acabam coexistindo.

    ResponderExcluir
  3. Essa parte me foi muito útil.
    Multumesc.

    ResponderExcluir
  4. O romeno como o português originou-se do latim.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de saber a questão da pronuncia das consoantes, c e g já sei que são como no italiano, as vogais î e â são como u, e por fim ş é sh e ţ é ts. Mas e o resto? Tipo, o l, m, p, r, são todos como no português?

    Parabéns, o post ficou muito bom. =)

    ResponderExcluir