terça-feira, 3 de novembro de 2009

Verbos romenos - Parte 1

Os verbos na língua romena se flexionam em diversas formas para indicar modo, tempo, pessoa, número, gênero e voz. Apresento neste texto as características principais dos verbos romenos.

Conjugações
Os verbos romenos no infinitivo possuem desinências que inidicam o tipo de conjugação, assim como na língua portuguesa.

1ª conjugação - Verbos terminados em -a
2ª conjugação - Verbos terminados em -ea
3ª conjugação - Verbos terminados em -e
4ª conjugação - Verbos terminados em -i ou –î

Exemplos do verbo irregular a fi (ser/estar) nos tempos e modos mais comuns

Tempo presente, modo indicativo
Eu sunt
Tu eşti
El este
Ea este
Noi suntem
Voi sunteţi
Ei sunt
Ele sunt

Tempo pretérito perfeito, composto, modo indicativo (usa verbo auxiliar a avea)
Eu am fost
Tu ai fost
El a fost
Ea a fost
Noi am fost
Voi aţi fost
Ei au fost
Ele au fost

*Obs: Existe também uma forma de pretérito perfeito simples, sem uso de verbo auxiliar, porém é uma forma usada apenas em algumas poucas regiões da Romênia. Leia a gramática completa para saber mais.

Tempo pretérito imperfeito, modo indicativo
Eu eram
Tu erai
El era
Ea era
Noi eram
Voi eraţi
Ei erau
Ele erau

Tempo futuro do presente, composto, modo indicativo (usa uma construção com a partícula do subjuntivo “să”)
Eu o/am să fiu
Tu o/ai să fii
El o să fie
Ea o să fie
Noi o să fim
Voi o să fiţi
Ei o să fie
Ele o să fie

*Obs: Existe também uma forma de futuro do presente mais simples, usando apenas o verbo “a voi” como auxiliar, por exemplo: eu voi fi, tu vei fi, el va fi... porém esta forma não é usada no dia-a-dia, é uma forma mais literária. Veja a gramática completa para saber mais.

Tempo presente, modo optativo-condicional (indica vontade ou condição)
Eu aş fi (= eu seria / eu queria ser)
Tu ai fi (= tu serias / tu querias ser)
El ar fi (= ele seria / ele queria ser)
Noi am fi (= nós seríamos / nós queríamos ser)
Voi aţi fi (= vocês seriam / vocês queriam ser)
Ei ar fi (= eles seriam / eles queriam ser)
Ele ar fi (= elas seriam / elas queriam ser)

Tempo presente, modo presumptivo (indica suposição ou dúvida)
Eu o fi (= eu devo estar)
Tu oi fi (= tu deves estar)
El o fi (= ele deve estar)
Noi om fi (= nós devemos estar)
Voi oţi fi (= vocês devem estar)
Ei or fi (= eles devem estar)
Ele or fi (= elas devem estar)

*Obs: Não me parece que o modo presumptivo seja muito usado no dia-a-dia, mas vale a pena ao menos saber que ele existe.

Exemplos do verbo regular da 1ª conjugação a cânta (cantar)

Eu cânt
Tu cânţi
El cântă
Ea cântă
Noi cântăm
Voi cântaţi
Ei cântă
Ele cântă

Exemplos do verbo regular da 2ª conjugação a tăcea (calar-se)

Eu tăc
Tu taci
El tace
Ea tace
Noi tacem
Voi taceţi
Ei tac
Ele tac

Exemplos do verbo regular da 3ª conjugação a merge (ir)

Eu merg
Tu mergi
El merge
Ea merge
Noi mergem
Voi mergeţi
Ei merg
Ele merg

Exemplos do verbo regular da 4ª conjugação a fugi (fugir)

Eu fug
Tu fugi
El fuge
Ea fuge
Noi fugim
Voi fugiţi
Ei fug
Ele fug

14 comentários:

  1. gostaria de aprender romeno........mais é tão dificil!

    ResponderExcluir
  2. Vou aprender Romeno...
    Se aprendi Alemão..Romeno não é tão difícil.
    Vou conseguir!

    ResponderExcluir
  3. Vou aprender Romeno!
    Se consegui aprender alemão,romeno vai ser mais fácil!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, foi de grande valia...qualquer atualização, se possível entrar em contato cmg : ''guilhermechasiva88@hotmail.com''

    ResponderExcluir
  5. quero ouvir o romeno, para educar o ouvido e, quem sabe, poder praticar um pouco mais o idioma.

    ResponderExcluir
  6. O problema é que quase não há material em romeno :(.
    Nem dá pra contar com o áudio do google tradutor, ele parece um robozinho.

    Alguém sabe de filmes em romeno para download?

    ResponderExcluir
  7. Muito bom amigo,são muito poucas coisas na net sobre romeno

    ResponderExcluir
  8. O problema do romeno é o mesmo problema do português, francês, italiano, espanhol, é uma língua neolatina e são chatinhas da prender mesmo, rsrs. São mais complicadas do que as germânicas (alemão, inglês e etc.). ajuda muito quem quiser aprender uma língua neolatina se você tiver uma boa base de latim.
    Neste momento estou estudando todas a língua neolatinas juntas (Francês, Espanhol, Italiano e Romeno) e vejam pelo lado positivo, é mais fácil para nós falantes de uma língua neolatina aprender outra língua irmã do que um oriental, ou germânico aprender,rsrs

    Se vocês dominam o inglês e quiserem aprender o Romeno, tem um canal no Youtube (procurem assim) "Lern Romenian with Nico" ela facilita bem o aprendizado e você vão achar muito mais fácil. Caso queiram mando para vocês os canais por onde estou aprendendo as demais línguas!

    Abraços

    la revedere!

    ResponderExcluir
  9. quis dizer "Learn Romanian with Nico". Segue o link abaixo:

    youtube.com/channel/UCzKrAcUGNwkSMOhLgNuQAwg?feature=watch

    ResponderExcluir
  10. Ahh sim, quem quiser um leitor de áudio em Romêno em SAPI 5 (que achei muito bom) me avisem que eu faço upload para vocês baixarem.

    ResponderExcluir