domingo, 15 de novembro de 2009

Estilo Manele e outras músicas

Hoje resolvi postar um link para algumas músicas da Romênia. Como eu já as escuto há bastante tempo, deixei até um comentário em cada link, falando sobre como é a música e o que eu acho dela. Estas são algumas das músicas que eu mais gosto, espero que vocês gostem também. Estas músicas são de um estilo musical particular e típico da Romênia: o Manele (exceto por uma).

O Manele é um estilo musical com diversas influências, como a música cigana, turca e árabe. Em geral, o gênero Manele é fácil de reconhecer pelos seguintes motivos:

- A letra das músicas é quase sempre repetitiva e tipicamente (mas nem sempre) contém diversas frases e/ou palavras que se referem à riqueza, dinheiro, poder, fama, festa, farra, bebidas, ficar bêbado, muitas mulheres bonitas (quando o cantor é homem), algumas vezes com conotação sexual, muitas vezes dando a impressão de que o cantor ou cantora quer "se aparecer" ou "contar vantagem".

- A letra de algumas músicas contém referências à violência e até morte contra o que eles chamam de "inimigos" (seja lá quem forem). Por esses e outros motivos, este gênero é considerado por muitos como um estilo pobre, música barata - a grande maioria dos cantores de Manele produzem seus próprios trabalhos em estúdios de gravação pessoais, pois as gravadoras famosas, de grande porte, não trabalham com Manele.

OBS: Quero ressaltar que isso não é a minha opinião, eu gosto muito de Manele, é um dos meus estilos preferidos, e não acho que seja um "estilo pobre", mas é o que a maioria pensa, por isso o Manele é um gênero musical alvo de preconceitos.

- Os instrumentos são todos sintetizados. Geralmente quando a música é gravada, não há uma banda tocando.

- Este estilo é tipicamente relacionado aos ciganos pela maioria da população romena, embora os ciganos neguem que haja uma relação direta entre o estilo musical próprio dos ciganos e o Manele. Lembre-se que na Romênia existem milhares de ciganos, e eu acredito que a maior população de ciganos vive hoje na Romênia. Creio que a maioria dos cantores de Manele sejam descendentes do povo roma (ciganos), e alguns até cantam em romani (idioma dos ciganos).

- Algumas músicas são muito "onomatopéicas", eles "gritam" muito e soa estranho (leia-se: engraçado) para quem não está acostumado. Geralmente você não consegue escutar sem dar pelo menos um sorriso (talvez esse seja o jeito brasileiro de achar graça de tudo).

- Quando você escuta algumas músicas desse estilo, às vezes você lembra dos árabes e dos turcos, pois eles cantam de um "jeito" parecido.

- É muito difícil encontrar os cantores de Manele no Google, mas não sei o porquê disso. Um dos cantores de Manele que você consegue encontrar fotos e informações no Google é conhecido como Sorinel Copilul de Aur (Sorinel Criança de Ouro). Me parece que ele é bem famoso, e até já fez (ou ainda faz) parte do cinema romeno. Essa foto na postagem é dele.



Bom, em seguida eu deixei os meus comentários sobre as músicas que eu incluí no arquivo que você pode fazer o download ali embaixo, no final dessa postagem.

"Liviu Mititelu - Pentru un sărut"
Apesar da letra desta música em particular ser um pouco "xarope" e repetitiva, eu acho legal o som dela

"Alex - Jurnalul unei fete"
Esta música não é Manele, é pop. Sempre que eu escuto essa música, eu tenho a impressão de que os romenos conhecem bem o Brasil. Se você escutar até o fim, certamente vai ter essa impressão também. E esse cantor me lembra o Latino aqui do Brasil...

"Nicolae Guţa - Doamne ia-mi zilele grele"
Esta música também é bastante repetitiva, mas o som é legal. Nela dá pra perceber bem a influência dos ciganos.

"Liviu Guţa - De cine mi-e dor"
Esta música me lembra a Arábia Saudita, mas não me pergunte o porquê (eu não sei por quê).

"Liviu - Nopţile noastre"
Esta música originalmente era um Manele, mas esta versão é um "remix" que toca (ou tocava) nas baladas. Se você escutar essa música, tenho certeza que vai conseguir se imaginar numa balada de sexta-feira na noite romena.

"Florin Peşte & Diana - Dă-mi un semn"
Outra música repetitiva. Lembre que eu falei que isso é típico: o Florin canta uma estrofe, e repete a mesma estrofe logo depois; então ele canta o refrão; a Diana canta mais uma estrofe, e repete a mesma estrofe logo depois; o Florin repete o mesmo refrão de antes; o Florin repete a primeira estrofe da música; a Diana repete a segunda estrofe da música; o Florin repete duas vezes o mesmo refrão (repete cinco vezes no total)... Mas ainda assim a música consegue ser legal, só porque é romena, então vale a pena!

"Babi Minune - Non stop"
Esse menino tem só 12 anos de idade e já tem uma voz muito única, ele grita bastante nessa música que é bem "onomatopéica", e talvez seja isso que faz esse som tão legal. Dá pra notar bem as influências da música do Oriente Médio e da música cigana. Se você não está acostumado com música daquela região, vai achar essa música bem engraçada.

"Asu - Spargeţi păharele"
Esta música é bem "onomatopéica", e me lembra a Grécia e os gregos, mas não sei por quê (eu acho que é por causa do título "Spargeţi păharele" que significa algo como "Quebre os copos/vidros"...)

"Nicolae Guţa - Ţeapa"
Eu incluí essa música porque é muito engraçada, é daquelas que você não consegue escutar sem rir (eu não consigo). Eu não entendo muito do que ele diz nessa música, então eu não sei sobre o que ele fala, mas a letra é esquisita demais. Até hoje só consegui entender as partes em que ele repete: "Ţeapa, ţeapa, ţeapa... Ţeapa ţeapa, ţeapa... Ţeapa!" e a parte em que ele diz "Tanga tanga, banga banga"... Ah, alguém aí sabe o que significa "ţeapa"? Bom, apesar de tudo, o som é bem legal e de certa forma é perturbador. Dica: Use esta música a todo volume se quizer acordar alguém de um sono profundo.

"Vio de la Deva - Pe ei vere"
Esta música é Manele puro. Nela você percebe quase tudo o que eu citei antes, sobre a letra com referências à riqueza (quando ele diz "am noroc de bani şi de femei" = "tenho sorte de dinheiro de de mulheres"... sorte no amor e nos negócios?"), cantor "se achando" o tal (quando ele grita "şmecherul şmecherilor!" = "o esperto dos espertos!"), fama e mulheres (quando ele diz "am lângă mine femei de clasă şi toţi băieţii mă invidiază" = "tenho em volta de mim mulheres de classe e todos os caras têm inveja de mim"), que são temas típicos e recorrentes do estilo Manele.

"Sorinel Pustiu - Pentru mine cântă muzică"
Manele típico. O cantor fica o tempo todo "se achando" (tem uma parte em que ele declara: "Mi-a dat Dumnezeu noroc (...)" = "Deus me deu sorte"). Eu simplesmente gosto dessa música. Dá pra imaginar uma rodinha de ciganos tocando seus instrumentos e fazendo farra...

Em futuras postagens, eu vou colocar mais links para músicas romenas. Da próxima vez serão músicas populares da Romênia (muzică românească).

Clique no link a seguir para fazer o download do arquivo contendo essas músicas.
Observação: O arquivo é grande - são 11 arquivos .mp3 comprimidos em um único arquivo .rar de 50mb. Outro detalhe, o chato do 4Shared é que você depois de clicar no botão "Download now", precisa esperar, o que, 40 segundos antes do link aparecer, então o negócio é ter paciência (eu não tenho paciência)...

Clique com o botão esquerdo!

Pacote de Música Romena 1.rar

Se estiver disposto(a), deixe-me um comentário e diga o que achou.

9 comentários:

  1. Escuto manele todos os dias
    e meus cantores preferidos são:

    Sorinel Copilul de Aur, Laura vass, Bogdan Artistu, Kristyiana, Vali Vijelie, Florim Salam, Rudy Ploiestiano, um poco de nicolae guta, Florim Peste(quando ele canta com a Denisa é lindo)Lelê, Biju e não me lembro de mais ninguém.

    Vale a pena escutar manele.
    Os mais antigos eu não gosto, mais os de hoje são lindos.
    Quem quiser escutar diversos pode acessar

    http://www.danbursuc.ro/dibi-radio/dibi-radio-manele

    toca manele 24hs, essa é a rádio do grande produtor romeno "Dan Bursuc", ele descobre diversos talentos.

    ResponderExcluir
  2. Só hoje eu fui ler este comentário :P

    Obrigado pelo link!

    ResponderExcluir
  3. ola, gostei muito do seu site. não há muitos sites dedicados a esta cultura, e para mim é muito bom este tipo de informação. Já que sou uma portuguesa, casada com um romeno. adoro musica romena. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Pois é, infelizmente são poucos os sites ou blogs sobre a Romênia. Mas conforme a Romênia vai alcançando uma maior visibilidade ao redor do mundo, isso vai mudar :)

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Faltou nessa lista aí a Denisa

    se vc digitar manele no you tube 80% das musicas que aparecem são dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela e otima amo as musicas da Denisa

      Excluir
  6. Olá .. Sou Romeno mas estou em Portugal em Portugal ninguém sabe o que é manele eles julgam o manele como musica cigana e os ciganos aqui e penso que em todos os sítios não são bem aceites , tanto como em Portugal e na Romenia nem todas as pessoas gostam , reparei que na Romenia eles tambem dizem que manele e musica de cigano(tigan) mas muita gente gosta e normalmente essas pessoas tem uns estilos(os fantaticos por manele) um bocado estranhos , que eu acho ridiculos na minha opiniao claro.. Eu gosto de algumas musicas , so tenho pena que julguem a Romenia como um pais : Pobre , feio e que so tem ciganos , se forem visitar vao ver que nao é bem assim , por acaso a Romenia tem muitas mulheres bonitas.. e uma das melhores coisas da Romenia(Para mim uma das que mais me encantou) foi o campo é muito bonito se alguma vez forem visitar a Romenia iram ver uma junção de Alegria e Pobreza como podem ver nas nossas danças elas sao muito alegres..

    Espero que visitem a Romenia , e que ouçam muito manele. ;DD

    ResponderExcluir
  7. Esse negócio de dinheiro, mulheres, fama e se achar o tal, lembrou-me de certos sertanejos, pagodes e funks daqui do Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Ola vc tem a letra da musica da cantora Denisa?
    vou te passar o nome gostaria da letra Atunci cand suferi din iubire

    ResponderExcluir