domingo, 15 de março de 2009

Visão geral da língua romena

O idioma romeno é uma língua românica (neolatina) falada por aprox. 24 a 28 milhões de pessoas. É língua oficial na Romênia, Moldávia e na província de Vojvodina, na Sérvia. A classificação genética da língua romena é: Indo-européia > Itálica > Românica > Românica Oriental > Romeno. Existem 3 dialetos do romeno, que são dificilmente compreensíveis entre si: Istro-romeno, Megleno-romeno, e Arômeno. O idioma romeno propriamente dito, se distingue pela denominação Daco-romeno.

De todas as línguas românicas, o romeno é uma das mais isoladas, e é provavelmente a mais conservativa de todas, já que foi a única que reteve o sistema completo de casos nominais (declinação de substantivos), enquanto que as outras línguas, como o português, francês e italiano, eliminaram completamente esse sistema há muitos séculos.

Substantivos e adjetivos romenos declinam-se em função de:

- Gênero (masculino/feminino)
- Número (singular/plural) e
- Caso (nominativo-acusativo/genitivo-dativo/vocativo).

Verbos romenos conjugam-se em:

- Pessoa (1a, 2a e 3a)
- Número (singular/plural)
- Voz (ativa/passiva)
- Tempo (pretérito/presente/futuro) e
- Modo (infinitivo, indicativo, subjuntivo, particípio, gerúndio, imperativo, presumptivo, optativo-condicional, supino)

Em termos de fonologia (sonoridade das palavras), o romeno soa parecido com o italiano e um pouco com o espanhol. É freqüente e típico do romeno, combinações de múltiplas vogais, como p. ex. O-A-I-E-I no nome de uma comuna romena, chamada "Podu Iloaiei". Outras combinações de vogais muito freqüentes são OA, OAIE, OI, EIE, IA, EA, EAUA, EAI, AU, como em "boală", "foaie", "femeie", "iad", "şosea", "steaua", "ceai" e "râu". Típicas combinações de consoantes são ZB, ZG, SM, SF, CH, STR, SC, NM, e HR, como por exemplo em "a zbura", "zgomot", "smoală", "sfoară", "cheie", "stradă", "şcoală", "a inmulţi" e "a hrani".

2 comentários:

  1. Eu já havia percebido que algumas palavras se parecem com as da Língua Portuguesa aqui do Brasil. Achei linda. Gostaria de ouvi-la. Há alguma ferramenta na web que me possibilite isso? Parabéns pelo blog. Quero aprender também! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Siga este enderêço: emqualquerlingualatina.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir