terça-feira, 17 de março de 2009

Metodologia de estudo - Parte 3

Etapa 5: Praticar, praticar, praticar...
Nessa última etapa, se você concluiu com sucesso as etapas anteriores, já é capaz de ler e escrever em romeno, e até falar e entender um pouco. Pois chegou a hora de botar em prática tudo o que aprendeu até agora. Sabendo ler e escrever em romeno, você já pode achar um amigo romeno para conversar e praticar, no MSN por exemplo. Se não entender algo, pergunte a ele. Também leia histórias, contos romenos, anotando palavras que você ainda desconhece, e olhe no dicionário na mesma hora. Não se limite só a ler, escreva em romeno também, invente alguma história e escreva em romeno, ou pegue um texto em português e traduza para o romeno. Ouvindo reportagens em romeno ajuda a "afiar" o ouvido. Eu costumo dizer que esta última etapa é talvez eterna, porque mesmo se você conseguir fluência em romeno, tanto escrita quanto falada, a língua esta sempre mudando. Novas expressões e neologismos vão surgindo, e você nunca vai saber tudo. Agora, aproveite que sabe uma nova língua estrangeira e use-a pra alguma coisa, senão você perde a prática. Pratique sempre e use a língua romena, faça amigos romenos, procure conhecer também a Romênia, leia e ouça rádios online e assista a filmes ou documentários romenos, na Internet há um monte deles.

Como o meu objetivo aqui é ajudar a aprender romeno, eu estou sempre à disposição de quem precisar de ajuda. Se não achar alguma palavra no dicionário, precisar de alguma tradução para português ou romeno, tirar alguma dúvida, dar sugestões ou simplesmente para trocar uma idéia em romeno (desde que nada disso seja abusivo) pode me enviar um e-mail, ou me adicionar no MSN.

Bons estudos pra vocês...

Clique aqui para ir à parte anterior: Metodologia de estudo - Parte 2
Clique aqui para ir à primeira parte: Metodologia de estudo - Parte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário