domingo, 15 de março de 2009

Metodologia de estudo - Parte 2

Etapa 4: Aprender a gramática
Bom, agora chegou o momento mais temido dos estudantes de romeno, e até da maioria das outras línguas. Estudar e aprender a gramática é a parte mais árdua e trabalhosa. Mas não desanime. Que é complicado no início, isso é verdade pra quem só sabe inglês intermediário. Mas é uma questão de tempo e dedicação. Esta é a etapa mais demorada. Creio que eu devo ter levado um ano para fixar na memória as regras gramaticas do romeno. Ou talvez menos tempo, nem reparei. Bom, na Internet tem uma gramática completa e detalhada do romeno, em formato PDF, escrito por Dana Cojocaru (Em breve vou postar aqui o link para baixá-lo). Estude essa gramática todos os dias, mas não se mate lendo e tentando decorar tudo, até porque não adianta. Tem que estudar um capítulo por vez, e exercitar. Por isso é necessário que você tenha um vocabulário básico da língua, para ter palavras o suficiente para formar frases aplicando as regras da gramática enquanto estuda. É muito importante esta parte! A gramática de uma língua existe para que você consiga formar frases completas seguindo as regras do idioma, então pratique muito. A ordem de estudo pode parecer óbvia, primeiro o mais simples, em seguida o mais complicado. Mas não funciona assim. Tem que ser o fundamental primeiro (que nem sempre é simples), e em seguida, o avançado (que pode ser muito simples, se souberes o fundamental). Eu costumo separar o estudo da gramática romena em 5 fases, e recomendo a seguinte ordem de estudo:

FASE 1: CONCEITOS FUNDAMENTAIS
- Ortografia e fonologia (alfabeto e pronúncia);
- Mutação morfo-fonêmica (alterações na forma e som das palavras, típico da língua romena);
- Sintaxe (ordem das palavras na oração);

FASE 2: SUBSTANTIVO, ARTIGO, ADJETIVO E DECLINAÇÃO
- Noções de Substantivo;
- Gênero masculino e feminino;
- Gênero neutro;
- Formação de Plural;
- Noções de declinação;
- Noções de artigo enclítico;
- Artigo definido (enclítico);
- Artigo indefinido (proclítico);
- Artigo demonstrativo;
- Caso nominativo/acusativo;
- Caso genitivo/dativo;
- Caso vocativo;
- Adjetivo;
- Declinação de adjetivo;

FASE 3: PRONOMES
- Pronomes pessoais;
- Pronomes de identificação;
- Pronomes de diferenciação;
- Pronomes de tratamento;
- Pronomes demonstrativos;

FASE 4: VERBO
- Noções de verbo;
- Particípio;
- Modo indicativo;
- Modo subjuntivo;
- Modo optativo-condicional;
- Modo presumptivo;
- Modo supino;
- Gerúndio;

FASE 5: ADVÉRBIO, CONJUNÇÃO, PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO
- Advérbio;
- Conjunção;
- Preposição;
- Interjeição.

Cada uma destas fases de estudo tem seu tempo independente. Eu geralmente demoro mais na parte da declinação, pois são muitas regras e exceções à essas regras, então costuma ser a parte mais complicada, mas precisa ser uma das primeiras coisas a serem aprendidas, pois em romeno tudo declina: substantivos, adjetivos, artigos e pronomes. Depois, a parte de verbos demora bastante também, devido à quantidade de modos verbais. A parte de pronomes é outra parte demorada, porque os pronomes declinam, como os substantivos, e existem vários tipos de pronome. As partes mais "tranqüilas", e que não oferecem tantos obstáculos, são a parte de advérbios, já que são palavras invariáveis, a parte de conjunções que também são invariáveis, e as interjeições, que são simplesmente palavras que expressam emoção e sentimentos.

Enfim, estudar toda essa gramática leva bastante tempo. E como já comentei, e repito, enquanto estuda a gramática você não deve deixar de ler e ouvir romeno. Pratique a gramática e pesquise no dicionário aquelas palavras desconhecidas. Sem prática você não vai aprender muita coisa, tem que praticar. Com o tempo, você já vai estar lendo e escrevendo romeno muito bem. Pra falar e entender é diferente, mas isso é matéria da próxima etapa, que você encontra na próxima postagem!

Clique aqui para ir para parte 3 (final): Metodologia de estudo - Parte 3
Clique aqui para ir para parte anterior: Metodologia de estudo - Parte 1

Um comentário:

  1. bem sou um lunatico por linguas! adimito fora de seri e sei como em algums idiomas o sistema d e auto-aprendizagem é complicado e um desses priincipais fatores é sem duvida a falta de recursos via internet! dificil encontra muito sobre o assunto! e acho bacana o lance da apostila!
    allesson

    ResponderExcluir