sábado, 14 de março de 2009

Como comecei a estudar romeno

Olá.
Eu comecei a estudar a língua romena, acredito eu, no ano de 2004 ou 2005, então hoje isso já faz uns 4 ou 5 anos, e eu devia então ter uns 16 anos.

Tudo começou como uma curiosidade. Sou um cara muito curioso, e quando algo me chama atenção, não consigo descansar enquanto não matar essa sede que eu tenho, a sede do conhecimento. Lendo um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, na parte que falava sobre a história da nossa língua e conseqüentemente do latim, reparei numa lista das línguas neo-latinas mais faladas no mundo atual. Lá tinha espanhol, francês, italiano, catalão, provençal, e lá pro final da lista, antes de sardo e galego, estava o romeno. Não sei explicar o porquê, mas o romeno me deu uma curiosidade imensa. Decidi então que eu ia descobrir que língua era aquela e se eu achasse suficientemente interessante, eu iria aprender. Como eu já falava inglês na época, pra encontrar material de estudo não foi muito difícil. Digitando termos em inglês como "Romanian Language", aparece uma infinidade de sites, fontes e mais fontes. Mas comecei pela Wikipédia. Lá tem uma descrição bem básica e alguns exemplos da língua. Lá na Wikipédia eu tive uma noção do que era a língua romena, onde se falava romeno, como se desenvolvera e algumas palavras e frases já traduzidas. Essa etapa serviu pra, quando alguém me perguntasse: "Tu sabes o que é a língua romena?", eu pudesse responder. Mas enfim, depois desse primeiro contato com o romeno, acabei me interessando muito por aquele idioma "esquisito" que mais me pareceu um português todo embaralhado, dalí em diante só me restava continuar em busca de mais e mais fontes de estudo. Quanto mais eu lía e conhecia a língua romena, mais eu me apaixonava.

Neste blog, eu espero ajudar a todos os que, assim como eu, por algum motivo sentiram a curiosidade ou até (quem sabe) a necessidade de aprender romeno. Quero dar dicas de como e onde aprender, já que eu AINDA não sou professor. Uma coisa eu digo pra vocês sem dúvida: na falta de um professor, a Internet faz um ÓTIMO trabalho, isto é, desde que você se empenhe em correr atrás de material e estudar, estudar e estudar. Não adianta você se matar de ler e memorizar tudo. Você tem que gostar de aprender. Sem um mínimo de dedicação não se aprende nada. O conhecimento esta lá. Basta que você vá atrás dele.

Lembre-se SEMPRE:
Nenhum conhecimento nesse mundo é tão difícil que você não seja capaz de absorvê-lo. Dedique-se, e você pode sim chegar lá.

42 comentários:

  1. Ola!Gostei muito do teu blog. Eu sou romena, mas há 5 anos vivo e estudo em Portugal!O teu entusiasmo e a tua curiosidade a cerca desta lingua surpreendeu-me muito e deixou-me de boca aberta, até poque romeno não é uma lingua muito conhecida e requisitada no mundo e raramente quem se interessa por ela:)Força aí na "mayonaise" e continua com a mesma vontade que vais chegar longe. Beijinhos:)

    ResponderExcluir
  2. Nossa! nunca achei que alguém gostasse tanto de romeno assim! As músicas que vc pôs aí são bem legais.
    Eu faço Letras e conheci o romeno há poucos meses nas aulas de Linguística Românica. Achei hiper, porque a pronúncia chega bem próximo da escrita. Adorei!!!
    Se tiver mais música, coloca aí!!
    Abraços,
    Kathrina...

    ResponderExcluir
  3. Marcela:
    Bem... De algum modo me identifico com você. Tenho 16 anos e comecei a me interessar loucamente pela língua romena!
    Ainda bem que achei teu blog!!! ^^

    Abraço! E parabéns pela iniciativaa!!!

    ResponderExcluir
  4. Suuuuper Parabéns pela iniciativa!!!
    Cara... Você não sabe a ajuda que esta me dando!!!

    Valeu mesmo!!! ^^

    ~~BlogPerfeito~~

    ResponderExcluir
  5. Nossa, obrigado a todos, pelos elogios ao blog, fico feliz de poder compartilhar um pouco do conhecimento que tenho sobre a Romênia e por estar ajudando quem está interessado no país e na cultura deles.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  6. http://www.linguasnet.com/lessons/home_ro.html

    Acima uma ajudinha bem legal.
    É simples, mais dá uma ajudinha.

    Gente, eu amo o Manele, amo o blog, isso daqui é tudo

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog!

    Sou estudante de Letras e amante das línguas oriundas do latim. Também me interesso pela Língua Romena,mas confesso que estou com dificuldades em aprendê-la. Mas com determinação tudo se consegue, não é mesmo?!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Acabei de entrar em Letras e vou começar um curso de italiano. Procurando livros em italiano, achei uns romenos e me interessei instantaneamente por essa língua.
    Vou me esforçar para aprender!
    Muito interessante o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Fernado, eu também fiquei muito surpreendido com o seu interesse e a vontade de aprender romeno. Eu sou romeno a viver a ja alguns anos em Portugal. Foi absolutamente por acaso que encontrei o seu blog e confesso, fiquei muito contente. É normal, não é? Olha, se quiseres alguma ajuda, eu ficarei muito contente por dar-te-á. A tua historia de como começaste a aprender romeno é muito interessante. Talvez por eu na Roménia ter trabalhado na ária de jornalismo passou-me pela cabeça uma ideia. Acho que será bastante interessante se fosses convidado por um canal TV da Roménia para contares esta tua história (seria fantástico se a poderes fazer em romeno). Penço que tu tambem gostarias de conhecer pessoalmente o nosso pais e o nosso povo. Posso dizer-te a ti e aos leitores do teu blogue que eu tambem adorei aprender portugues. Fiquei apaixonado pela lingua e ainda hoje estou feliz por conhecer esta lingua tão bonita. Um grande abraço e não te esqueces, se quiseres ajuda, não esitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sergiune! Gostaria de conversar com você por e-mail... É possível? O meu é m.v.m@live.com
      Aguardo (ansiosamente)!
      Marcella Veloso

      Excluir
  11. Olá, meu interesse pela lingua romena, começou até sem querer, quando um belo dia, ouvi pelo youtube, cantado por Vasile Seicaru, "treceti batalioane Carpatii". Nossa, acho que ouvi essa música maravilhosa umas duzentas vezes e até hoje. Hoje ouço constantemente as músicas ortodoxas dos diversos monastérios da Romênia, músicas de muita espiritualidade, transcendência.Curto bastante também as músicas divinas de Divna Ljubojevic, Tatiana Stepa, que faleceu recentemente, a menininha graciosa da Cleópatra Stratan, Valeriu Sterian, etc. Agora sinto-me totalmente apaixonado pelas coisas da Romênia, sua cultura, música principalmente, seu esporte, o futebol por exemplo, passei a torcer pelo Dínamo de Bucareste. Agora estou começando a me interessar por aprender o idioma. Por isso consegui localizar esse seu blog, navegando pela net. Realmente Fernando, você é um cara dedicado, assim também eu estou querendo ser, até dominar e falar fluentemente o idioma romeno. Multumesc.
    Eduardo Nieri

    ResponderExcluir
  12. Parabés pelo blog,Fernando. Assim como você, sou curiosa por outras culturas e principalmente por seus respectivos idiomas. Estudo Espanhol e Italiano por minha conta e agora estou começando a estudar romeno. Meu interesse por esse idioma surgiu assistindo ao filme,"Cum mi-am petrecut sfarsitul lumii". Sugiro somente mais um tópico no blog com escritores romenos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Eu estou a fazer estagio de 1 mês na Roménia e digo já que também fiquei surpreendido com a fala, agora tenho andado todos os dias a estudar romeno a ver se aprendo essa língua fantástica.
    Existe um site muito bom para aprender varias línguas, o site e este
    www.linguasnet.com
    e um site muito bom e gratuito onde se pode aprender Português, Inglês, Espanhol e Romeno
    e fácil de usar e resulta.
    Aconselho a todos.

    ResponderExcluir
  14. Olá...
    Sou apaixonada pelo idioma desde a faculdade de Letras. Descobri o ROMENO numa disciplina chamada Filologia Românica. Desde então nunca saiu da minha cabeça a idéia de aprender a falar Romeno.
    Mas anos se passaram, muito trabalho, família, essas coisas... Muito tempo depois ainda alimento esse desejo. Só não sei bem por onde começar. Tenho pesquisado na internet, mas quero mais. Gostaria que houvesse um curso aqui na Bahia.
    Alguma sugestão???

    ResponderExcluir
  15. Olá @Patrícia, não conheço cursos de romeno no Brasil, pode até ser que exista em algum lugar mas eu não estou ciente de nenhum. Eu aprendi muita coisa só pela internet, acredito que outras pessoas também conseguem aprender bastante pela internet caso realmente tenham interesse e se esforcem. Um curso seria apenas algo mais formal, se descobrir algum curso de romeno no Brasil por favor me avise :D

    ResponderExcluir
  16. E eu que achava que era o único "louco" que queria aprender a falar romeno hahaha tem uns 5 ou 6 anos que entrei em contato com a língua atravéz da música "Dragostea Din Tei" e foi amor a 1ª vista mas como a maioria do material dispon~ivel na internet é em inglês e eu ñ sei(odeio) tava bem complicado avançar mas tem 1 ano que descobri o livemocha e com ajuda de nativos consegui aprender alguma coisa a mais.

    Parabéns pelo Blog e abraço

    Gabriel Cabral de Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Quem pode dizer alguma coisa a respeito daquilo que a gente de repente pensa: Eu quero isso, eu quero aprender isso". é algo do coração, sei lá, eu comecei a me interessar pelo idioma, não sei praticamente nada mas pretendo estudar, essa língua maravilhosa encanta a gente. Parabéns Fernando por aprender esse idioma , por seguir aquilo que de repente te atraiu, por esse amor tremendo por esse idioma.E obrigado por esse blog bem feito, feito com amor.

    ResponderExcluir
  18. Buna, numele meu este Rodrighe şi eu sunt, de asemenea, în Porto Alegre. Am început să învaţ româneşte la 22 de ani, cu trei prieteni români (am trăit o vreme în Italia). De atunci, am reuşit să îmi îmbunătăţesc
    limbă această , şi, de asemenea, am început să învaţ rusa, care este mult mai dificil. Limba română este cu adevărat frumoasa, şi cultura acestui popor, impresionant. Anul viitor, voi studia la Bucureşti, şi sper ca o să mă întorc vorbînd chiar mai bine.
    Felicitări pentru blog-ul!

    ResponderExcluir
  19. Sou professor de inglês,falo também Francês e espanhol pois morei 8 anos no canadá e 3 anos no Caribe. Quando vivia no Canadá conheci uma moça Romena que me ensinou algumas palavras em sua lingua. Foi amor a primeira vista! Achei o idioma Romeno encantador. Mas,sei apenas duas ou três frases e gostaria de aprender a falar bem. Moro aqui em são José dos campos-SP e gostaria de pedir ajuda a alguém que conheça a lingua e possa me dar uma sugestão sobre como começar. Tenho grande facilidade de aprender idiomas, aprendi o Francês sózinho. Vou voltar para o Canadá em junho do ano que vem, e gostaria muito de usar este tempo que terei até lá para aprender um pouco de Romeno. Ajudem-me por favor.
    15 de novembro de 2011
    Wally

    ResponderExcluir
  20. eu sou fashinada por essa maravilhosa lingua e pela musica romena.sou portuguesa mas as vezes penso que devo ter reencarnado de alguma descendencia romena;adorava aprender essa lingua so digo algumas frases;gostaria de saber onde posso aprender essa lingua; te pup j

    ResponderExcluir
  21. fernando sou de poa e há 3 anos me interesso pela Romenia. por que não se mas estou aprendendo pelainternet. Não entendo nada nos filmes, ha pouco vi politsei, adjectiv e estou ouvindo ian raiburg que tem uma cançao no filme. Parabéns pelo que já alcançaste, também não vou parar, um abraço maria Acho difícil encontrar as letras de músicas em romeno, só o teu blog obrigada maria

    ResponderExcluir
  22. Tambem tenho 21, e sou muito interessado pela língua romena, achei muito interessante os dialetos, ainda mais por saber que é uma lingua derivada do latim. também não sei como bateu esse interesse por mim sobre o romeno, assim como disse vc na gravação colocada aqui. Também tenho um tipo de curiosidade pelas coisas, mas minhas curiosidades são por coisas pouco conhecidas ou nada conhecidas pelos outros, talvez eu seja diferente, pra falar a verdade eu sempre fui diferente de tudo. Sonharia em um dia saber falar esta bela língua, mas acho que só serviria por hobbie, pois não tenho mto conhecimento sobre a Romênia, agora que estou descobrindo algumas informações sobre a cultura e o passado dessa nação.
    é uma pena também pois eu nem tenho tempo durante o dia para procurar aprender ou saber mais sobre o idioma. mesmo assim, Parabéns pelo seu blog, mto bom saber q existem pessoas também interessadas por esta língua bem desconhecida aqui onde moramos...flww

    (:

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu sou Português, e após ter tido uma namorada Romena, e ter descoberto a sua cultura, sinto a Roménia como a minha segunda Pátria. No entanto, o curioso é que este fascínio sempre existiu, mesmo desde criança. No futebol, a Roménia era sempre uma das minhas equipas favoritas. ADORO a sua cultura, a beleza e harmonia da Língua que, tal como a Portuguesa, é, também, latina. Sinto um interesse incrível pela sua música, pela sua geografia, por aprender a Língua Romena. Torço sempre pela Roménia em qualquer desporto, principalmente no futebol. E este quase inexplicável e desmesurado fascínio, vai ao ponto de ter aprendido o seu hino oficial e quase chorar sempre que o ouço, como se tivesse sido Romeno, algum dia, ou tivesse passado e sofrido as agruras que muitos Romenos viveram. Recomendo a todos que ouçam a beleza do seu hino, é ABSOLUTAMENTE TOCANTE! Os meus sinceros parabéns para este extraordinário povo. A sua cultura e educação, em parte descendentes do comunismo da ex-União Soviética, a sua vivência, os seus hábitos familiares, a beleza das pessoas, tudo me fascina neste País! Gostaria de tentar aprender a falar fluentemente Romeno, e vou tentar no blogue que vi postado num comentário acima.

    Nuno

    ResponderExcluir
  24. Se você é religioso, pessoas como você merece o céu!
    Se você é ateu, pessoas como você merece um lugar na história!
    ...Mas não importa qual a sua crença, pessoas como você são um tesouro!!!
    Obrigado pelas aulas, pelas dicas, e por me deixar mais apaixonado pela língua romena!!!

    ResponderExcluir
  25. Se você é religioso, saiba que pessoas como você merece o céu!
    Se você é ateu, saiba que pessoas como você merece entrar na "História".
    ...Mas não importa suas crenças, saiba que pessoas como você são um tesouro!
    Obrigado pelas aulas, obrigado pelas dicas, mas muito obrigado por me deixar mais apaixonado pela língua romena!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá fernando, tudo bom?

    Gostaria de parabenizá-lo pelo comportamento cultural e desenvolvedor.
    Vou direto ao assunto.
    Devo passar 3 meses em Galati-Romênia, a trabalho. No total serão 2 anos, sempre voltando para o Rio de Janeiro onde moro.
    Estudo Inglês a pouco tempo(3 meses) na Cultura Inglesa, e já vou precisar falar romeno também.

    O que vôcê me indicar ler?
    Dicas de dicionário e livros de frases prontas como alguns que utilizamos para inglês. Sua recomendação é importante.

    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  27. Estava eu a procurar material sobre romeno quando se me depara este blogue com esta fantástica história. Quão miraculasa foi a iluminação que conduz ao gosto pelo idioma romeno. Posso dizer que minha história é igual. Sempre fui um apaixonado pelo estudo da Língua Portuguesa. Tratei logo de aprender as duas variantes do português. Depois fui estudar latim (clássico e eclesiástico). Deparou-se-me depois o vulgar e as línguas novilatinas. Na mesma lista delas, lá estava o Romeno. Nome que é imponente e chamativo por natureza. Lembra-nos de Roma e por isso é cativante. Só tenho a parabenizar ao ilustre senhor Fernando... Na minha curiosidade, assim como a sua, a vasculhar a internet vejo esta pérola magnífica de dedicação e esforço. Mais uma vez lhe agradeço e certamente faço gosto de ler seu blogue com muito empenho e admiração. Certamente as dúvidas virão e espero poder ser ajudado pelo amigo. Um grande abraço. Sou brasileiro, tenho 18 anos (desde os 15 me fascinei pelo Latim e as línguas dele derivadas), não tenho parentes romenos... Pode ser que a alma o seja... Puro interesse e curiosidade cultural. Das terras do Recife, em Pernambuco, envio-lhe um fraterno abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, anônimo. Achei interessante seu depoimento, uma vez que eu também sempre fui fascinado pelo estudo de línguias, pri ncipalmente as língua neo-latinas e germânicas. Estudei inglês e francês por muitos anos, fiz um ano de alemão e um ano de italiano, e agora pretendo voltar a estudar italinao, e sou fascinado , também, pelo romeno. Tenho muita vontade de aprendê-lo, e espero, um dia, fazê-lo. O mais interessante é você, sendo tão jovem, se interessar por uma língua pouco estudade e pouco divulgada, já que os jovens, em geral, só se interessam pelo inglês.

      Excluir
  28. ola sou brasileira e estou na Romania faz dois meses,meu esposo e Romeno, estamos morando em Bucuresti e preciso aprender falar o mais rapido possivel pra sobreviver aqui e se virar com meu filhinho de 2 anos pois meus esposo passa o dia trabalhando...abracos

    ResponderExcluir
  29. De acordo com um artigo da revista SuperInteressante, a língua romena é uma das mais fáceis que existem para os brasileiros aprenderem (comparando-se com todas as outras línguas do mundo). Deve-se ressaltar, entretanto, que o aprendizado de qualquer língua demanda tempo e paciência.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde!
    Muito interessante este blog, tem muitas informações pessoais difíceis de se encontrar em outro lugar a respeito da Romênia. Gostaria de continuar aprendendo um pouco mais a língua romena, aqui onde moro há uma mulher que eu pago para me dar aulas de romeno, coisa super difícil de se encontrar pois coincidentemente ela tem pessoas da família que te descendência romena, mas ela irá se mudar pra SP e não sei onde poderia continuar aprendendo E treinando o idioma. Existe intercâmbio para a Romênia para aprender a língua romena ? um problema é que eu apenas falo português, e meu inglês nao é fluente, eu compreendo mais escrita do que escutando, acho que pra ir para fazer um intercâmbio no leste europeu, deve-se ter pelo menos um inglês fluente, enfim não tenho certeza, porém gostaria muito de conhecer a Romênia um dia pessoalmente, a cultura, o povo e as paisagens são extraordinárias.
    Qualquer contato de onde se aprende a língua romena mesmo se pagar para aprender na internet, seria pra mim muito bem vindo, segue contato: guilhermechasiva88@hotmail.com

    NE MAI VEDEM!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, eu encontrei esta escola www.rolang.ro. Tem informações sobre cursos de Romeno em Bucareste. Inclusive auxilio para hospedagem

      Excluir
  31. E eu?...rsrsrsrs....que primeiro me interessei pelas imagens do pais e depois fui procurar a língua....sou do corpo de bombeiros e nas madrugadas, esperando ocorrências, resolvi passear no google maps e passeando pelas cidades mundo à fora, confesso, não parei mais de passear pela Romênia.

    Na realidade, não sei explicar, só sei que o lugar me atrai... e minha região, onde moro, (sul de Santa Catarina - Brasil), é muito linda também... mas lá...algo me atrai...sei lá

    Sandro
    psicobom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Ola! Desde muito novo me interessi pela lingua romena...uma prima da nossa...ate a minha morte decidi que aprenderei romeno. um belissimimo idioma...minha paixao

    ResponderExcluir
  33. Obrigada! será de grande ajuda, preciso aprender Romeno rapidamente! estou apaixonada por um! kkk

    ResponderExcluir
  34. Eu me chamo Clóvis, e estudo a lingua romena há dois anos.
    Tenho dicionários da lingua, incluse dicionário de verbos da lingua romena.
    Gostaria de enviar um exemplar do dicionário de verbos para o uso desse blog.
    E-mail: slovic@terra.com.br

    ResponderExcluir
  35. Estou gostando de aprender o Romeno! Não achei nenhum dicionário nas livrarias de São Paulo! Então, uso a Internet! Mă numesc Octavio. La revedere!

    ResponderExcluir
  36. Olá, meu nome é Gabriel, moro em Porto Alegre, mas sou descendente de romenos. Meus avós maternos chegaram no Brasil como refugiados depois da guerra. Perdemos o contato com nossa família lá na Romênia. Tudo que eu tinha era uma carta antiga de 1983 e um endereço, mas sem saber ler e escrever em romeno era quase impossível se comunicar. Foi então graças ao Facebook, Google tradutor, muita investigação e principalmente a ajuda de uma pessoa abençoada, que consegui achar nossa família na Romênia!

    Infelizmente, somente nossos primos estão vivos ainda, mas foi incrível encontrá-los. Em agosto desse ano fomos visitá-los, foi incrível! Infelizmente ficamos muito pouco mesmo, apenas cinco dias, mas foi suficiente para conhecer grande parte da familia, que mora em Danes, perto de Sighisoara, a terra do drácula, hehe.
    Não falo romeno, mas por sorte alguns parentes falam inglês, então eu falava em inglês e eles traduziam para o romeno, assim todo mundo me entendia, mas na próxima vez quero ir falando o básico pelo menos, hehe.

    Não conseguimos fazer muito turismo, mas visitamos a casa do drácula em Sighisoara e vimos a torre do relógio, que é muito antiga. É muito bom ver pessoas que também se interessam pelo país dos meus antepassados. Vamos trocando informações e tentar alcançar um objetivo em comum, que é aprender romeno.

    Quem quiser pode me adicionar no facebook, lá eu coloquei umas fotos da viagem..
    Gabriel Constantin
    gcbiotec@gmail.com

    Um grande abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  37. Olá, amo a romenia e o povo romeno..Gostaria de aprender a lingua..Tenho a gramática e dicionario romeno-portuguesa..Gostaria de saber se no rio de janeiro existe alguém que pudesse ensinar a lingua.
    obrigado
    ricardo brunet

    ResponderExcluir
  38. Ola.

    Sou neto de romenos e estou procurando um professor de romeno aqui em são paulo, Brasil.

    Alguem pode me ajudar?

    bograshov@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,seria para lecionar na sua casa ou na casa do professor/a?

      Excluir